Sistema ERP: o facilitador para toda PME

O sistema ERP está entre os principais avanços para a gestão fiscal, contábil e financeira. Na prática, essa ferramenta digitaliza processos, facilita a integração entre setores e permite que pequenas, médias e grandes empresas acompanhem a transformação digital.

Especialmente para pequenas e médias empresas, o investimento para criar uma plataforma com este nível de complexidade é bastante alto. Nesse cenário, hoje há diferentes sistemas bastante acessíveis.

Indo além disso, os escritórios contábeis já costumam trabalhar com softwares ERP para facilitar recebimentos, balanços e entregas. Deste modo, os gestores encontram apoio em um bom escritório contábil.

Neste artigo, a Atual Consult explica o que é um sistema ERP, quais as suas funções e como obtê-lo para acompanhar o dinamismo do mercado corporativo!

O que é um sistema ERP?

O sistema ERP é um software que facilita a integração, a gestão e o controle de processos fiscais, financeiros e contábeis. Atualmente, ele se destaca por simplificar processos e lançamentos, mesmo que de forma remota.

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido como Planejamento dos Recursos da Empresa em português. Trata-se de uma ferramenta cujo propósito é centralizar recursos indispensáveis para um bom planejamento.

Quais funções o sistema ERP tem?

O sistema ERP funciona a partir da integração entre setores. Claro, há diferentes nichos e necessidades na indústria brasileira. Contudo, esses programas de gestão consideram as demandas dos mais variados negócios, como restaurantes e lanchonetes, clínicas de estética e beleza, comércio, indústria, construção civil, entre mais exemplos.

Hoje, a Atual Consult trabalha com diferentes facilitadores contábeis, oferecendo excelência e tecnologia aos clientes. Entre as ferramentas está o Omie, sistema ERP conhecido por seu funcionamento definitivo. Nele, o seu funcionamento considera diferentes módulos, como:

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços;
  • Controle financeiro;
  • Produção;
  • Compras;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Gestão comercial — CRM;‍
  • PDV on-line.

Arte/Atual Consult: organograma de um sistema ERP e sua relação com a produtividade

Como obter um bom sistema ERP para a empresa?

O uso de um bom sistema ERP se torna difícil dado o seu custo de licenciamento e implementação. Como alternativa, as PMEs têm buscado escritórios contábeis que possuam essa ferramenta.

Desta forma, o custo cai drasticamente e a empresa não abre mão dos muitos recursos dos softwares ERP, acompanhando a tendência de digitalização das tarefas.

Além disso, a implementação do ERP na empresa fica mais segura. Por tratar de diferentes informações, inclusive dados sensíveis sob a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a instalação correta evita riscos e aumenta a proteção da própria empresa.

Com mais de 30 anos de experiência, a Atual Consult acompanha de perto a evolução das ferramentas contábeis, fiscais e financeiras, e possui todos os facilitadores para uma gestão de alto nível.

Caso queira saber mais sobre o sistema ERP, entre em contato. Os especialistas da Atual Consult ficaram felizes em ajudá-lo. Entre em contato!