Prazo médio de recebimento de vendas: o que é e como funciona

O prazo médio de recebimento de vendas requer cuidado de qualquer gestor. Isso porque ele está diretamente relacionado com a administração do seu fluxo de caixa, causando dificuldades na hora de quitar compromissos com colaboradores e fornecedores.

Como o próprio nome sugere, o PMRV é um indicador de desempenho relacionado à média de tempo entre a efetivação da venda e o recebimento do mesmo. O monitoramento se faz necessário para que o empresário tenha em mente a conciliação do montante que aguarda entrada no caixa.

Muitas vezes, o prazo pode gerar dificuldade à empresa quando não está “casado” com pagamentos previstos aos fornecedores e parceiros. Por exemplo, o pagamento precisa acontecer em trinta dias, porém a entrada das vendas demora ao menos sessenta dias. Isso gera uma quebra no caixa!

Para entender melhor o papel do prazo médio de recebimento de vendas e como monitorá-lo com maestria, a Atual Consult preparou este conteúdo definitivo. Para saber mais, continue conosco nesta leitura!

O que é PMRV?

O PMRV é a sigla de prazo médio de recebimento de vendas e se trata do cálculo para que o empresário saiba o tempo estimado de retorno entre um serviço realizado ou produto vendido até o retorno da venda.

Muitas vezes, o PMRV fica entre os afazeres mais complexos dentro da empresa. Deste modo, realiza-se o controle de valores a receber e já em caixa, para que assim exista uma conciliação e expectativa do ganho mensal e também dos futuros meses.

Algo que torna essa demanda complexa é a possibilidade de vendas parceladas ou contratos com bonificações, que implica em mudanças no cálculo do PMRV. No geral, as compras em boleto, débito e agora Pix são os principais aliados para simplificar as vendas.

Mesmo assim, vale a pena reforçar que o prazo médio de recebimento está diretamente relacionado à modalidade de venda da empresa. Em caso de vendas B2C, o PMRV costuma ser mais simplificado, enquanto as vendas B2B têm prazos e ocasionalidades que aprofundam o cálculo.

Como calcular o prazo médio de recebimento de vendas e qual o melhor?

O cálculo do prazo médio de recebimento de vendas pode ser feito por venda única ou em geral e muitos gestores consideram que, quanto menor for o PMRV, melhor é para a empresa, que passa a ter mais valor ingressado para utilizar.

Para chegar ao PMRV em venda única, você deve considerar a fórmula abaixo:

  • PMRV = (prazo para pagamento x valor do produto/serviço) / valor do produto.

Nesse caso, o valor final é, em teoria, o prazo dado pelo seu negócio. Se trabalhar com uma estimativa de 90 dias, independente do valor do produto ou serviço, o PMRV será de 90 dias.

Por outro lado, a soma geral é ligeiramente mais complexa. A seguir você encontra a fórmula:

  • Soma de (prazos de recebimento de todos os produtos x valor dos produtos/serviços) / soma dos valores dos produtos/serviços

Assim, multiplica-se o prazo-limite do pagamento pelo valor do produto ou serviço e soma-se tudo, sendo dividido pelo valor de todos os produtos ou serviços do mesmo período. No fim, a empresa saberá o prazo médio de recebimento e terá uma expectativa do tempo até ter dinheiro em caixa novamente.