Análise SWOT: Como aplicar em uma empresa?

 

Guia Prático De Como Usar A Análise SWOT Para Obter O Sonhado Sucesso Empresarial!

Entenda como usar a análise SWOT para potencializar os resultados positivos da sua empresa!

O sucesso empresarial depende de diversos fatores, entretanto, um erro muito comum entre gestores é querer partir para prática antes mesmo de realizar análises e planejamentos minuciosos. 

Alcançar resultados expressivos demanda ações bem pensadas, pautadas em estratégias, análises e dados reais, sem isso, é praticamente impossível se destacar. 

Sabendo disso, hoje, vamos te dar um guia sobre como usar a análise SWOT para potencializar os resultados da sua empresa e viabilizar o alcance do sucesso empresarial que você almeja. 

Análise SWOT – O que é? 

Essa análise consiste em um planejamento estratégico que visa identificar aspectos positivos e negativos da sua empresa e do mercado em que ela está inserida. 

A sigla SWOT vem das palavras em inglês: 

  • Strengths;
  • Weaknesses;
  • Opportunities;
  • Threats. 

Que, em português, a tradução é, respectivamente: 

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças. 

Assim, também é conhecida como Análise FOFA. 

Como funciona e para que serve? 

A análise SWOT funciona por meio do estudo de todos os aspectos que a compõem, como forma de identificar os melhores e piores pontos da sua empresa. 

Com isso, é possível prever fraquezas e ameaças e corrigi-las, bem como potencializar as forças e aproveitar as oportunidades. 

As fraquezas e forças se referem ao interno da sua empresa, ou seja, é uma análise que deve ser feita olhando para dentro.

Já as ameaças e oportunidades se tratam de aspectos externos, ou seja, é uma análise que deve ser feita olhando para o mercado. 

Veja abaixo como é montada a análise SWOT:

Análise Swot 02 - Abrir Empresa Simples

Fonte: Treasy 

A análise SWOT na prática 

É preciso dedicar um momento de planejamento estratégico para sua empresa, afinal, por mais que a sua ideia de negócio e o produto ou serviço que você oferece sejam excelentes, é preciso ter um público que queira consumi-lo, capital para investir no mesmo, conhecimento sobre a concorrência para vencê-la, entre muitos outros pontos. 

E a análise SWOT é imprescindível para isso. 

Comece pelos fatores internos 

Comece dando atenção para as forças e fraquezas do seu negócio, para isso, você pode analisar alguns pontos como: 

  • Qual o diferencial competitivo do seu negócio?
  • Os processos estão bem definidos? 
  • Existe alguma dificuldade financeira? 
  • Quais são seus melhores recursos?
  • O que falta para melhorar os processos?

Analise tudo fazendo perguntas como essas, assim, você conseguirá enxergar de forma clara o que realmente está satisfatório e o que precisa ser melhorado. 

E então, os fatores externos 

Tendo já identificado e elaborado meios de sanar as fraqueza e potencializar as forças, é hora de olhar para o mercado.

Aqui, é preciso ver quais são as oportunidades que você tem e o que é uma ameaça para o crescimento do seu negócio. 

Alguns pontos a serem analisados são: 

  • A sua localização é boa? 
  • Existe muita concorrência?
  • Há parcerias que possam ser feitas? 
  • Existem impeditivos públicos que possam te afetar? 
  • Seu público está próximo de você? 

E, assim como anteriormente, é preciso pensar em formas de contornar as ameaças e potencializar e usufruir das oportunidades. 

A análise SWOT é só o começo! 

Para conquistar o sucesso empresarial que você sempre sonhou, a análise SWOT é só o começo dos aspectos que você precisa cuidar… 

Entretanto, você não precisa cuidar de tudo sozinho! Até porque, existem aspectos fiscais, tributários e burocráticos que demandam a expertise de profissionais. 

E você pode contar conosco. 

Fonte: Abrir Empresa Simples

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