A importância do BI fica clara quando você entende que a evolução digital é algo inevitável. Mesmo que o seu modelo de negócios funcione sem as novas tecnologias, o business intelligence não aparece como uma ferramenta opcional, mas sim um recurso indispensável nos anos que virão.
Décadas atrás, o e-mail surgiu e está até hoje enraizado no mundo corporativo. Do mesmo modo, os sistemas de escrituração digital têm surgido e dado mais otimização às obrigações acessórias brasileiras. Tudo tem mudado e encaminhado para digitalização. Sendo assim, a empresa não pode parar no tempo.
Entre as tantas novas soluções, a inteligência financeira se destaca. Na prática, este novo modelo de gestão considera resultados anteriores para que desta forma surjam linhas de tendências. Com isso, você, empresário, consegue tomar decisões mais assertivas tendo em mente cenários futuros.
Para mostrar o que é e também a importância do BI nas pequenas e médias empresas hoje e também no futuro, nós da Atual Consult preparamos este material inédito. Caso queira saber mais, fique conosco nesta leitura!
O que é business intelligence?
O business intelligence (também conhecido pela sigla BI ou em português como inteligência financeira) é um modelo de gestão corporativa que processa dados internos já coletados. Futuramente, essas informações processadas apontam tendências e geram informações mais valiosas.
De modo geral, pode-se considerar a inteligência financeira como algo literal. Isto é, o uso de dados financeiros de forma inteligente, enxergando bônus e ônus sobre cada resultado anterior e criando suposições baseadas em cenários passados.
Exemplo de business intelligence
A exemplo, considere que, entre diferentes indicadores-chave de desempenho, o custo por aquisição de clientes (CAC) está classificado como o principal. Dito isso, você vê um CAC crescente nos últimos meses e nota que o mercado parece cada vez mais competitivo.
Sabendo da importância do BI, você pode processar essa informação e considerar a média do aumento nos últimos meses. Com isso, é possível ter um cenário ficcional que mostrará os futuros custos para adquirir um novo cliente.
Qual é a importância do BI?
A importância do BI cresce à medida que mais e mais empresas investem em soluções digitais. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 96% das empresas querem gastar mais com aplicativos e ferramentas de gestão e muito disso está alinhado ao fenômeno da indústria 4.0.
A indústria 4.0 considera o papel da tecnologia em solucionar problemas, otimizar processos e aumentar resultados de empresas já consolidadas. Entre diferentes formas de fazer a gestão, a inteligência financeira aparece como uma oportunidade indispensável.
Como aplicar inteligência financeira?
Para aplicar a inteligência financeira na sua empresa, é preciso digitalizá-la. Desta forma, você gera dados que futuramente podem ser processados pelo seu negócio a fim de auxiliar nas futuras decisões que você tomar.
Felizmente, trazer ferramentas úteis e dar os primeiros passos para digitalizar o seu negócio não precisa ser difícil. Com a nossa ajuda, você tem um escritório contábil definitivo e facilitadores contábeis capazes de fazer a diferença. Para saber mais, entre em contato!