A gestão financeira para empresas é, sem dúvida alguma, uma das principais dificuldades entre os empreendedores que estão à frente do negócio. Na prática, os anos iniciais são repletos de dúvidas, anseios e incertezas.
E infelizmente, toda decisão determina o futuro da empresa. Portanto, as escolhas precisam ser feitas com máxima segurança e convicção no resultado.
Embora a segurança financeira possa demorar bastante até ser alcançada, você pode acelerar todo o processo até a maturidade a partir de algumas dicas. Com isso, é possível minimizar as chances de erros e garantir que as decisões aproximem o seu negócio dos resultados tão esperados.
Justamente por isso, hoje a Atual Consult preparou este artigo e reuniu as 5 melhores dicas de gestão financeira para empresas. Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!
5 dicas de gestão financeira para empresas
A gestão financeira para empresas pode ser facilitada se você considerar algumas dicas. Muitas delas não se resumem às técnicas, mas sim à criação de hábitos de crescimento e controle mais saudáveis.
1. Use aplicativos de gestão de tarefas
Os aplicativos de gestão de tarefas são ótimos aliados na hora de realizar o controle financeiro da empresa. Inclusive, vale mencionar que eles utilizam a metodologia ágil kanban com o foco de entregar resultados mais rápidos.
Atualmente, há diversos aplicativos que oferecem ajuda na hora de gerenciar as finanças da empresa. Entre alguns exemplos estão:
Embora não haja soluções sob medida e nem suportes ágeis, os apps são formas de começar e podem ser úteis, especialmente nos primeiros meses de uma pequena empresa.
2. Determine indicadores chave de desempenho
Também conhecido como Key Performance Indicator ou KPI na sigla em inglês, os indicadores chave de desempenho são fundamentais na hora de fazer a gestão financeira para empresas.
Com os indicadores de desempenho definidos, o gestor consegue encontrar mudanças ao longo de cada mês e ter referências claras antes de tomar determinadas decisões que impactam o negócio.
3. Faça investimentos com bom ROI
A gestão financeira busca, acima de tudo, não comprometer as finanças da empresa. Deste modo, todo investimento precisa ter um bom Retorno Sobre o Investimento (ROI), garantindo que nenhum investimento comprometa a saúde financeira nos meses seguintes.
Aqui, vale destacar que o “bom” ROI é o investimento que aumenta a receita da empresa de modo mais imediato, seja na redução de custos ou no aumento de vendas de produtos ou serviços.
4. Adote políticas de elisão fiscal
Mesmo as empresas optantes pelo Simples Nacional pagam valores expressivos ao longo de cada mês. Felizmente, há políticas de elisão fiscal que permitem reduzir a carga tributária de modo legal e sem prejudicar a empresa.
Ao considerar que a carga tributária impacta na gestão financeira para empresas, você deve pesquisar e adotar técnicas que reduzem os valores pagos ao longo dos meses.
Seja através do controle de tributos a pagar, do uso do Fator R ou de outras técnicas, vale a pena pesquisar e procurar por possibilidades de gerar menos impacto nas finanças do seu negócio.
5. Conheça a Atual Consult
A Atual Consult possui um time de profissionais com alta capacidade e conhecimento. Aliado ao time de especialistas, há ainda a alta tecnologia para garantir todo o suporte necessário ao gestor.
Caso queira saber mais sobre o serviço, clique aqui e fale agora com um especialista!