O segredo que todo empreendedor precisa saber

Todo empreendedor possui muita energia e criatividade, qualidades fundamentais para transformar uma ideia em algo que seja concreto para criar uma empresa, administrá-la corretamente e fazê-la crescer.

O processo de empreender é constituído por 4 etapas:

1. Identificação de Oportunidades

A primeira etapa é gerar ideias e identificar oportunidades. Você deve usar a sua criatividade, intuição e experiência para detectar oportunidades.

2. Elaboração do Plano de Negócios

A segunda etapa é elaborar o plano de negócios. Descreva o seu empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa.

3. Captação de Recursos

Na terceira etapa você deve buscar recursos. Procure recursos financeiros, físicos e tecnológicos para iniciar as atividades do seu negócio.

4. Gerenciamento

A quarta etapa é gerenciar a empresa. Você tem em suas mãos a responsabilidade de manter a empresa viva e em crescimento.

Como deve imaginar, nada disso deve ser feito as pressas, tudo depende de planejamento. E, então, voltamos ao que é fundamental para ser um empreendedor: o plano de negócios.

Mas o que é realmente um plano de negócios?

• É um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento do ponto de vista da: estratégia, do mercado, das operações e também da gestão financeira.

• Tem como propósito decidir o que é ou onde você pretende chegar com a sua empresa. É uma forma de entender o negócio e qual o melhor caminho para chegar ao objetivo final.

• É bem mais que algumas ideias. O plano de negócios é o que permite você refletir aspectos da sua empresa. Com base no plano é possível analisar o mercado e os números antes de tomar decisões.

• Enquanto forma o seu plano de negócios, você adquire conhecimento sobre tudo que envolve a sua área, como: fornecedores e contatos importantes de vendas.

• O plano de negócios te oferece a segurança que você precisa na hora de investir, diminuindo a quase 0% sua chance de erros. Consegue entender por que é tão importante?

Então não perca tempo, coloque em dia o seu planejamento da forma mais correta. E não se esqueça de que por trás de todo empreendedor, existe um grande plano de negócios.

This Post Has One Comment

  1. Aline

    Gostei muito do artigo, me ajudou bastante. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *