Conheça o eSocial e prepare-se para ele!

Sempre sonhou com um sistema que coloca todas as informações relacionadas aos deveres do empresário para com os seus funcionários de forma simples e ágil? Saiba que isso já é uma realidade! Conheça o eSocial!

Criado pelo governo federal, esse sistema tem como objetivo trazer todas as informações relacionadas aos trabalhadores para o ambiente digital, o que tornaria todo o processo de conferência e de realização das obrigações fiscais mais ágil e prático.

Apresentando o eSocial

Basicamente, o eSocial é uma plataforma que visa a eliminação de potenciais divergências no que diz respeito aos trabalhadores. Dados como a Folha de Pagamento, números e documentos de identificação como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Número de Identificação Social. Com o sistema, é possível minimizar e até eliminar erros cometidos em processos manuais, seja na hora de admitir ou demitir um funcionário. Além disso, o eSocial engloba tudo que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, questões como a previdência e tributária.

A plataforma, como já mencionado, tem como objetivo aumentar a confiabilidade das informações geradas pelas empresas sobre os seus empregados, assegurando direitos e agilizando processos.

E, ao contrário de algumas informações desencontradas que podem ser obtidas pela internet, o eSocial não muda as obrigações do empregador, apenas as coloca em um sistema informatizado. Logo, tudo que já é registrado pela empresa continuará sendo guardado, mas em um ambiente digital.

O que constará no sistema?

Toda e qualquer informação relacionada ao FGTS, além de tudo que diz respeito ao trabalho, como: admissão, demissão, avisos prévios , licenças , acidente no trabalho, férias, ajustes salariais, folha de pagamento, retenção e seguridade social, inscrição do trabalhador e IRPF retido.

O que o empresário precisa fazer para se preparar?

O empresário deverá revisar todo e qualquer arquivo de trabalho, a fim de corrigir qualquer divergência em potencial nesses arquivos. As informações no eSocial deverão ser lançadas pelos departamentos de Recursos Humanos ou Finanças da empresa. Se houver um aumento de salário para os empregados, se forem registrados pedidos de licença ou se houverem promoções de cargo, deverão ser registrar as as informações no eSocial.

Com exceção de informações lançadas em regime mensal, como folhas de pagamento e segurança social, os dados relacionados a outros acontecimentos como os já citados deverão ser lançados logo após a sua ocorrência.

Agora, todo trabalhador registrado em regime CLT poderá ter os seus direitos garantidos, conforme o cumprimento das atividades do empregador, que deverá lançar todas as informações requeridas.

Estar em dia com o eSocial também é uma garantia de segurança para a empresa, já que o não cumprimento das regras pode levar à aplicação de multas e outras penalidades.

Portanto, não deixe de se adequar a esse novo sistema e garanta que o seu negócio estará dentro dos conformes requeridos pelo governo federal no próximo ano.

Agora, você sabe tudo o que precisa sobre o eSocial! Compartilhe as informações e prepare-se. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo!

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *