Como aumentar a produtividade da sua empresa através da sua liderança? Parte Final

 “6 estratégias de liderança comprovadas para melhorar o seu desempenho e inspirar sua equipe”

 Nos dois artigos anteriores da série: “Como aumentar a produtividade da sua empresa através da sua liderança?” Falamos sobre como você pode ser um líder coach aprimorando suas habilidades, de modo a melhorar a sua performance pessoal, aumentar o desempenho de sua equipe e, consequentemente, de sua empresa. No artigo final da série, falaremos sobre algumas estratégias de liderança comprovadas para você que além de potencializar o seu desempenho pessoal como líder, essas estratégias inspiram também a sua equipe, de modo a que eles se tornem altamente proativos e produtivos.

Falar sobre estratégias de liderança pode se tonar rapidamente um tanto ambíguo. É difícil dizer exatamente como cada estratégia terá um efeito direto em seus objetivos corporativos e suas metas de vendas e produtividade. O importante a ter em mente é que o papel do líder coach é influenciar, envolver e encorajar as pessoas a agirem em torno de um objetivo comum. Isso significa que as estratégias de liderança autoritária e draconiana tornaram-se compreensivelmente menos populares na força de trabalho de hoje (embora eu ache que todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que ainda as usa.).

Infelizmente, muitos líderes e gestores não aprenderam ou não entendem como empregar estratégias de liderança que possam melhorar seu desempenho pessoal, o desempenho de sua equipe e sua capacidade de influenciar ações. Outros podem apenas precisar de um pequeno lembrete para ajudar a reacender o uso dessas importantes estratégias de liderança.

Para isso, é muito importante que o líder seja um exemplo de proatividade e produtividade, pois assim, todos o respeitarão e o terão como referência para suas ações. Pensando nisso e para completarmos a série de artigos sobre sua forma de liderar pelo exemplo, elencamos 6 estratégias importantes e comprovadas de liderança para que você atue como líder coach e tenha muito sucesso ao inspirar sua equipe a ter um desempenho superior e, assim, aumentar consideravelmente a produtividade de sua empresa.

Vamos lá?!

  1. Arranje tempo para atividades não urgentes

Programe seu tempo durante o dia, para que você consiga atuar também naquelas atividades não urgentes de sua empresa, mas que precisam ser executadas, por exemplo: retorno telefônico para algum fornecedor, verificar ou responder alguns e-mails menos urgentes, pagamento de contas que estão a vencer, etc.

Como fazer isso?

Tente reservar um período de 30 minutos diários para executar essas tarefas, principalmente quando você não tiver nenhum prazo de entrega urgente de algum projeto naquele dia específico. O melhor momento pode ser depois de uma pausa para um café ou almoço, pois assim você pode chegar e executar essas tarefas tranquilamente.

  1. Utilize um sistema de tarefas “to-do” 

À medida que as atividades e as informações sobre essas atividades forem chegando até você, já defina suas prioridades e vá concluindo-as uma a uma em uma base de uso contínuo, em vez de colocá-las em sua lista de tarefas para concluir mais tarde.

Como fazer isso?

Seu objetivo deve ser “lidar com isso de uma vez” e eliminar cada uma, de acordo com sua prioridade, definitivamente. Isso aumenta sua produtividade e, também, seu senso de realização, quando você vê todas as tarefas que você completou.

  1. Trate cada dia como único

Conforme você organizar sua agenda todos os dias, leve em consideração a atividade mais apropriada para cada dia em questão. As sextas-feiras podem ser seus dias de criação e planejamento, enquanto as segundas-feiras podem ser os dias para organização dos arquivos e assim sucessivamente.

Como fazer isso?

Observe as atividades que preenchem os seus dias e tente agrupá-las com o que você faz rotineiramente. Por exemplo, ao organizar todos os seus recados em um dia e suas atividades criativas em outro dia, você pode aumentar a produtividade e a eficiência em todas as frentes. Liste as atividades que ocupam a maior parte do seu dia e veja se você pode agrupar várias tarefas semelhantes em um dia ou período de tempo específico.

  1. Gerencie seus recados e mensagens de e-mail duas vezes ao dia 

Defina dois horários por dia para verificar e responder seus recados e seus e-mails. Durante estes horários você estará fazendo apenas esta atividade e nada mais. Classifique suas chamadas telefônicas, seus recados e e-mails em baixa e alta prioridade. Durante o resto do dia, você limitará o uso de seu telefone e e-mail para se concentrar apenas nos projetos que estão sob os seus cuidados.

Como fazer isso?

Decida o período de tempo que funciona melhor para você, possivelmente, a primeira coisa de manhã e logo após o café da tarde, ou pouco antes do final do dia de trabalho. Anote as horas do dia que você acha que funcionará melhor e seja disciplinado.

  1. Faça pausas estratégicas

Quando seu nível de energia cair ou você estiver se tornando reativo demais para com os demais membros de sua equipe, reserve um tempo para se rejuvenescer e faça uma pausa estratégica em seu trabalho.

Como fazer isso?

Uma pausa estratégica pode envolver afastar-se fisicamente da área de trabalho, respirar ar fresco, ouvir música relaxante ou conversar com um amigo. Encontre algo que ajude você a recarregar suas energias. Liste algumas atividades que o façam rejuvenescer e levantar o seu astral novamente.

  1. Revise tudo ao final do dia 

Revise sua lista de tarefas para examinar tudo o que você realizou, o que você poderia ter feito de maneira mais eficiente e o que precisará ser feito “amanhã”.

Como fazer isso?

Examine seu planner diário e marque todos os itens que você concluiu. Isso lhe dará um grande senso de realização e ajudará a determinar as tarefas que exigem mais tempo do que o inicialmente previsto.

Conclusão

Se você quiser ser um líder coach altamente produtivo e eficiente, e também, que sua equipe trabalhe da melhor maneira possível, de modo a aumentar a produtividade de sua empresa de forma consistente e constante, experimente se auto liderar seguindo todas as dicas dessa série de artigos e aproveite os benefícios de uma liderança pelo exemplo.

Seja a referência de sua equipe e tenha muito sucesso atuando como um líder coach!

Até a próxima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *