Comércio irregular x comércio formalizado – conheça os prós e contras

Entenda as diferenças entre um comércio irregular e um comércio formalizado e conheça os benefícios que a formalização podem te trazer!

Atualmente, o setor do comércio vem sendo considerado um dos melhores mercados para investir, tornando-o uma sugestão valiosa para o empreendedor que deseja iniciar o próprio negócio.

No entanto, você mesmo já deve ter percebido que um dos principais dilemas do empreendedor que planeja abrir um comércio, refere-se à formalidade ou irregularidade do empreendimento.

Qual será a melhor forma de atuar?

Neste artigo vamos abordar os prós e contras de ter um comércio irregular e os de ter um comércio formalizado.

Vamos começar?

Os perigos de um comércio irregular

Um comércio irregular é aquele que não está devidamente regulamentado em relação à sua atividade, ou seja, ele funciona sem registro.

Contudo, embora pareça mais vantajoso, o empreendedor de comércio que atua de forma irregular, já está colocando um empecilho no crescimento do seu negócio.

Isso por que:

  • A maioria dos clientes não tem segurança em firmar um acordo com comércios informais, e a impossibilidade de emissão de notas fiscais é um dos principais motivos.
  • Como resultado, as possibilidades de fechar vendas vantajosas são praticamente inexistentes e, automaticamente, de ampliar a influência do comércio no mercado também.
  • Se houver uma fiscalização no comércio e existirem mercadorias sem nota fiscal, todos esses produtos serão recolhidos, fazendo com que o investimento tenha sido em vão.

Compreendemos que, a concorrência no mercado pode ser desleal, principalmente quanto aos comércios irregulares que vendem as mesmas soluções por um preço muito abaixo pelo praticado por aqueles legalizados.

Dessa forma, somadas às dificuldades em efetuar o registro do comércio, faz com que muitos empresários questionem se realmente vale a pena ter um comércio formalizado.

Mas, acredite, o retorno obtido é muito maior!

E os prós de ter um comércio irregular; quais são?

A única “vantagem” do comércio irregular, é que o empreendedor não tem que arcar com os tributos devidos ao negócio.

Mas, as restrições e multas que esse “empresário” pode sofrer, não são vantagens, certo?

Os benefícios de um comércio formalizado

São muitos os prós de ter um comércio formalizado, que esteja funcionando como determina a lei.

Dessa forma, ao obter um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) o empreendedor pode conquistar várias vantagens:

  • Direito a benefícios previdenciários (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-reclusão, salário maternidade, etc.).
  • Conta bancária em nome da empresa.
  • A carga tributária de um comércio formalizado como MEI, e de pequenas empresas) optantes pelo Simples Nacional, é bem menor do que às impostas para as grandes e médias empresas.
  • As instituições bancárias concedem máquina de cartão de crédito.
  • Empréstimos com juros mais acessíveis.
  • Emissão de notas fiscais.
  • Possibilidade de contratar empregados que poderão estar protegidos pelas leis trabalhistas.

Esses e outros benefícios permitem ao empreendedor planejar o crescimento do negócio; o que não é possível a um comércio irregular.

Então quais são os contras de ter um comércio formalizado?

O quesito considerado como desvantagem de um comércio formalizado é que, atuando dessa forma, o negócio gera custos mensais com tributos, impostos, colaboradores e taxas.

E deve-se levar em conta o fato de que diversos empreendedores temem que a solicitação do registro do comércio exija custo alto de abertura e manutenção, resultando no pagamento de altos encargos.

Afinal, o que é melhor: comércio irregular ou comércio informal?

É certo que muitos empresários tiveram sucesso e crescimento em seus negócios de forma irregular.

Porém, todos eles, em algum momento, tiveram que regularizar suas empresas.

Logo, ter um comércio formalizado é tido como o melhor caminho para o empreendedor que vislumbra o crescimento e o sucesso de seu empreendimento.

Portanto, é sempre bom poder contar com o apoio de um especialista em comércio para lhe ajudar nesse sentido; 

Entre em contato conosco!

Será um prazer te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *