Barco x Submarino — o mar dos negócios não está para peixe! Como vender mais e melhor?

Eu posso te fornecer inúmeras metáforas para esse tipo de situação, muito comum nas empresas do Brasil. Porém, escolhi contar uma história simples, rápida e de fácil entendimento, mas com uma mensagem valiosa! Quer saber como vender mais e melhor?

Continue a leitura e descubra como fazer isso com excelência!

O planeta é coberto por oceanos. Cerca de 71% da Terra é pura água! Há quem prefira se manter confortável, seco e seguro nos 29% de superfície sólida que restam. Mas, imagine… 7 bilhões de pessoas ocupando 29% do espaço do planeta… Há muito a se explorar!

E esses 71% de água representam um oceano de oportunidades para quem quer fazer negócios e ganhar dinheiro de verdade. Porém, é preciso saber explorar esse horizonte!

E aí eu te pergunto: você tem duas opções! Escolhe o barco ou o submarino?

Existem vantagens e desvantagens para ambos.

O Barco

Por exemplo: o barco se mantém na superfície. Por isso, há ar o tempo todo, e todos podem respirar tranquilamente. Contudo, basta uma onda forte demais para virá-lo e, dependendo da situação, condenar toda a tripulação a uma morte lenta e dolorosa.

Contudo, é possível encontrar novas zonas de segurança a todo momento. Os pedaços de terra estão aqui e ali e, em caso de dificuldades, é possível realizar uma rápida parada neles, garantindo a segurança e a alimentação de todos.

O barco se move 100% do tempo. As ondas te levam para lá e para cá e, em algumas ocasiões, você não se sentirá feliz com o que vê. O ambiente pode ser desagradável, perigoso, ou simplesmente longe demais de onde você realmente queria estar.

Mas como isso me ajuda a vender mais e melhor — você me pergunta. Calma… Continue e você entenderá!

O Submarino

O submarino pode submergir e explorar o oceano mais a fundo, descobrindo novas regiões, oportunidades, perigos e tesouros.

A sua velocidade e capacidade de ir até profundidades maiores representam mais espaço para quem decide explorar o mar. E isso é muito bom para quem está disposto a correr os riscos dessas viagens.

O ar é limitado. É preciso subir até a superfície de vez em quando, a fim de “dar aquela respirada” para, assim, retomar o fôlego e continuar o trabalho onde interessa. Por estar debaixo d’água, acidentes podem ser ainda mais fatais que aqueles que acontecem em um barco. A pressão, a quantidade d’água e a falta de ar se complementam para transformar o ambiente em uma verdadeira câmara de tortura, quando você não sabe administrar a situação, é claro.

O Capitão

Independentemente da sua escolha, você será o capitão e terá uma tripulação, que te seguirá de forma fiel e esperará que você os guie pela melhor direção, seja ela acima da superfície ou debaixo dela.

Que tipo de capitão você quer ser? Ah! Esqueça aquela frase clássica de “o capitão fica no navio até ele afundar.” O seu barco, navio, submarino, ou o que quer que seja, não pode naufragar. As pessoas que estão com você dependem disso!

Portanto, é preciso tomar as melhores decisões. E isso inclui saber lidar com o ambiente em que você se encontra, saber escutá-los (seus colaboradores), os tranquilizar e garantir que tudo esteja bem.

Já pensou se acontece um motim? Ou pior, se as pessoas resolvem simplesmente deixar o barco e te deixar tocá-lo sozinho. É O FIM!

No caso de um submarino, as coisas podem ficar ainda piores. A pressão é muito maior e as pessoas não podem sair dele. Ficarão descontentes e, no fim das contas, todos acabarão afogados.

E os seus clientes? Aqueles que recebem os frutos da sua exploração? Como eles ficam? Você precisa saber como vender mais e melhor. Mas isso só acontecerá quando você escutar a sua tripulação, garantir que todos estejam bem, que o ambiente esteja seguro e que as possibilidades de exploração foram muito bem avaliadas. Afinal, não dá para simplesmente ignorar os sinais e seguir às cegas, não é mesmo?

Como vender mais e melhor?

Se você quiser saber como vender mais e melhor, precisa entender as necessidades que o seu barco ou submarino possui. É necessário ter, de forma clara e precisa, tudo aquilo que a sua tripulação deseja e precisa para sobreviver à viagem. Você deve instruí-los e garantir a sua segurança!

Mas nada disso funciona se, na verdade, o seu cliente quiser algo superficial e, no fim das contas, você estiver indo até o fundo do oceano à toa. Isso significa não conhecê-lo bem e não entregar o que ele precisa.

Se um cliente seu precisa de um serviço específico, não adianta oferecer uma série de serviços a ele. Muitas vezes, ele não os usará e ainda terá de pagar mais caro. Por que não oferecer somente o que ele precisa? Sai muito mais barato para todo mundo.

O mesmo acontece se o seu cliente quiser algo mais profundo e você ficar navegando na superfície. É só uma questão de tempo até você perdê-lo. E as propostas comerciais, como ficam? É a mesma coisa.

Na história acima, a sua empresa pode ser o barco ou o submarino. Sobre como vender mais e melhor: seja o submarino. Torne-se capaz de explorar o fundo dos oceanos, e de também se manter na superfície, caso seja a opção do seu cliente.

Se você ainda é um barco e quer tornar-se um submarino, está tudo bem. Especialize-se e descubra novas oportunidades para encantar os clientes.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Sucesso e até a próxima!

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